O escritório Perman Advogados apoiou a Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE) na realização de debate sobre a integração do gás natural e do biometano para a descarbonização do transporte pesado. O evento, realizado nesta quarta-feira, 13 de julho, em Brasília, contou com a presença de parlamentares, autoridades do Poder Executivo e de países estrangeiros e com apresentações de empresas e especialistas do setor.
O Brasil tem grandes reservas de gás natural, um enorme potencial de produção de biometano e o compromisso de mitigar 50% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2030. Considerando que um dos segmentos que mais contribui para a emissão de gases de efeito estufa é o automotivo, principalmente, os veículos pesados para transporte de cargas e passageiros que ainda utilizam o diesel, a FPRNE tomou a iniciativa de debater este tema que é de grande relevância para o País.
O evento foi aberto pelo Deputado Federal e vice-presidente da Comissão de Combustíveis da FPRNE, Arnaldo Jardim. Em seguida, fizeram uso da palavra a gerente de Relações Governamentais da Raízen, Giuliana Franco, o sócio-diretor da Consulgás, Ricardo de Freitas Vallejo, a coordenadora-geral de Implementação e Fiscalização de Regimes Automotivos do Ministério da Economia, Margarete Gandini, o vice-presidente da Associação Brasileira de Biogás – ABiogás, Gabriel Kropsch, e o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado – Abegás, Hugo Figueirêdo.
O evento contou com o apoio da Abegás, que representa as distribuidoras de gás natural de todas as regiões do País, e da ABiogás, que congrega representantes da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento de biogás.