O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram o novo Caderno PDE 2032: Demanda Energética do Setor de Transportes. O documento indica as perspectivas de expansão do setor de energia com horizonte até 2032, dentro de uma visão integrada para as diversas matrizes energéticas.
O estudo aponta a expansão em 6,0% ao ano (a.a.) da atividade de transporte de passageiros entre 2022 e 2032, a recuperação da renda e do emprego, com o PIB per capita voltando a níveis recordes, além de uma maior conectividade e compartilhamento de veículos, que tendem a aumentar a locomoção das pessoas. No caso dos transportes de cargas, a previsão é que a atividade expanda 3,2% ao ano, entre 2022 e 2032.
Destaca-se ainda que a demanda projetada é impactada diante das políticas de promoção de eficiência, a implantação de Planos de Mobilidade Urbana priorizando o transporte público, uma crescente eletrificação e hibridização, e sobretudo o aumento da participação do transporte rodoviário coletivo e o avanço de sistemas metroferroviários, que promovem uma melhor eficientização, de forma a contribuir para diminuição do crescimento da demanda energética.
Os estudos do plano subsidiam decisões de política energética e fornecem ao mercado informações que permitem a análise do desenvolvimento do sistema elétrico e das condições de adequabilidade de suprimento sob diferentes cenários futuros possíveis. Nossa equipe mantem-se sempre atualizada, estudando os materiais produzidos pelos órgãos oficiais com o objetivo de levar informações atualizadas e relevantes aos nossos clientes.
Com informações do Ministério de Minas e Energia.