Foi lançado nesta terça-feira, 11 de junho, no Supremo Tribunal Federal (STF), o Anuário da Justiça Brasil 2025, publicação tradicional organizada pelo portal Consultor Jurídico (ConJur) em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). A nova edição reúne análises qualificadas sobre as grandes questões jurídicas do país, com destaque para o crescimento da litigiosidade na sociedade brasileira e seus impactos sobre o Poder Judiciário.
Durante o lançamento, o Ministro Luís Roberto Barroso destacou a importância da publicação, afirmando que o “Conjur há 25 anos acompanha as práticas do Judiciário brasileiro de uma maneira geral, prestando um serviço muito valioso de informação para os advogados e para a sociedade.”
Registramos que nossa advogada Sayoanara Mihalache contribuiu com esta edição, analisando a atuação do Supremo Tribunal Federal nas ações de controle concentrado e o aumento expressivo da taxa de inconstitucionalidade entre 2020 e 2024. Sua contribuição integra a matéria publicada na página 86 do anuário e trata da consolidação de uma verdadeira “jurisdição de emergência” durante e após a pandemia.
A participação reforça o compromisso do escritório com a produção de conhecimento jurídico e com o debate crítico sobre as instituições brasileiras.
Confira a íntegra do lançamento no canal do STF:
https://www.youtube.com/watch?v=ktlqbUOxxM8
Acesse o artigo completo:
https://anuario.conjur.com.br/pt-BR/profiles/78592e4622f1-anuario-da-justica/editions/anuario-da-justica-brasil-2025